A
Adsense = Serviço publicitário virtual do Google, onde os webmasters colocam propagandas de outros sites em seus domínios e recebem por cliques nesses anúncios.
AdWords = Serviço publicitário virtual do Google, onde os empresários pagam para exibir, em outros sites e mesmo no Google, anúncios de seus produtos ou serviços.
Afiliados = São programas publicitários – ou programas de afiliação – onde sites oferecem pagamentos – para webmasters que promovem seus produtos ou serviços – em forma de pequenas comissões por cada venda.
B
Blogger = Uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, semelhantemente ao WordPress.
Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do BlogSpot (semelhantemente ao WordPress.com), ou em um servidor próprio do usuário (via FTP). Os blogs hospedados no BlogSpot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.
banner = O banner
Black Hat SEO = (Chapéus Pretos) Black Hat é um termo utilizado na informática pare se referir a pessoas ou técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável.
No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipularas principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes geralmente conteúdo diferente do oferecido a pessoas navegando pelo site.
C
Código-fonte = ( source code em inglês) é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica. Existem linguagens que são compiladas e as que são interpretadas. As linguagens compiladas, após ser compilado o código fonte, transformam-se em software, ou seja, programas executáveis. Este conjunto de palavras que formam linhas de comandos deverá estar dentro da padronização da linguagem escolhida, obedecendo critérios de execução. Atualmente, com a diversificação de linguagens, o código pode ser escrito de forma totalmente modular, podendo um mesmo conjunto de códigos ser compartilhado por diversos programas e, até mesmo, linguagens.
D
Domínio = É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.
Pelas actuais regras, para que o registo de um domínio seja efectivado, são necessários ao menos dois servidores DNS conectados à Internet e já configurados para o domínio que está sendo solicitado.
DNS = O DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
- Examinar e atualizar seu banco de dados.
- Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
O sistema de distribuição de nomes de domínio foi introduzido em 1984 e com ele os nomes de hosts residentes em um banco de dados pode ser distribuído entre servidores múltiplos, diminuindo assim a carga em qualquer servidor que provê administração no sistema de nomeação de domínios. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele. Este tipo de servidor usa como porta padrão a 53.
F
Feed = É o conteúdo enviado por um site, sempre que atualizado, para os usuários que assinam o “news aggregator” do site. Os mais conhecidos são os “RSS Feeds” disponíveis em blogs, que avisam seus assinantes sempre que um novo post é publicado.
FTP = Significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.
Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).
G
Gadgets = São basicamente os Elementos de Página de um blog que oferecem algum tipo de funcionalidade e interação com seus visitantes. Esta palavra também é usada para dizer sobre aparelhos eletrônicos portáteis e funcionais. É, basicamente, outra forma de dizer Widget.
H
How-to = É um termo utilizado maioritariamente na área da informática para designar um manual escrito com um objectivo específico em mente. A tradução para português significa “como fazer”, ou “como conseguir”. Este tipo de manual é geralmente destinado a leitores com poucos conhecimentos técnicos sobre o assunto, e não entra geralmente em grandes detalhes teóricos sobre a abordagem, já que o objectivo é conseguir esse determinado objectivo. Assim, um how-to refere-se sempre ao objectivo, por exemplo: “How-to install NFS” (como instalar NFS. A vulgarização do termo permitiu, entretanto, títulos mais abreviados, como apenas “HOWTO NFS”, donde se depreende que o guia trata sobre a instalação do sistema de ficheiros NFS.
Host = Em informática, host é qualquer máquina ou computador conectado a uma rede. Os hosts variam de computadores pessoais a supercomputadores, dentre outros equipamentos, como roteadores.
Todo host na internet precisa obrigatóriamente apontar (representar) um endereço IP. Através do comando Ping ou WHOIS podemos obter mais informações sobre o endereço IP de determinado Host.
De outro lado, nem todo endereço IP precisa representar um host. Para que um endereço IP aponte para um host utilizamos DNS Reverso
HTTP = A sigla HTTP, usada antes da maioria das páginas existentes na internet, significa Hypertext Transfer Protocol. Em português, seria Protocolo de Transferência de Hipertexto. O HTTP é a linguagem usada para transferir dados na rede mundial. Entre os outros protocolos existentes estão o FTP, o BitTorrent e o POP3.
I
IP = Protocolo de Internet (em inglês: Internet Protocol, ou o acrónimo IP) é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados.
M
Meta Tags = São informações colocadas em uma página HTML que informam aos spiders o nome (title tag), o conteúdo (description) ou as keywords desta página.
MySQL = O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S Army, US. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google CanaVialis S.A. e outros.
N
Nofollow = Refere-se ao atributo rel=”nofollow” que pode ser usado em links () para não permitir a passagem de PageRank. É como não aprovar o conteúdo da página de destino.
O atributo rel=”nofollow” foi criado pela Google a alguns anos para tentar diminuir um pouco a quantidade de spams que rolavam por aí.
Quando você faz um link no seu blog com a tag nofollow, você simplesmente está dizendo ao Google que não é para seguir aquele link, ou seja, não é para indexá-lo.
P
PHP = (um acrónimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor“) é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web, como por exemplo a Wikipédia.
Page Rank = É uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. O algoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada elemento E é chamado PageRank de E e notado como PR(E).
Suas propriedades são muito discutidas por especialistas em optimização dos motores de busca (SEO, sigla em inglês para search engine optimization).
O processo do PageRank™ foi patenteado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos da América sob o número 6.285.999. Somente o nome PageRank™ é uma marca registrada do Google.
R
RSS = A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem “feeds” RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado “RSS feed”, “webfeed”, “Atom” ou ainda canal RSS.
S
SEO = Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, Acrônimo SEO) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os “SEO de White Hat” (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou “SEO de Black Hat” (utilizam truques como “cloaking”, que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing). O termo “spamdexing” (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.
Sitemap = É um arquivo com uma lista de links de onde se pode alcançar todas as páginas de um site, ou pelo menos as mais importantes. Existem 2 tipos de Sitemap: HTML (para visitantes navegarem) e XML (para search engines receberem a lista de URLs de um site).
Screencast = Na internet os screencasts são largamente utilizados em forma de vídeo-tutoriais ou vídeo-aulas, para ensinar iniciantes ou até usuários mais experientes o funcionamento de um determinado software.
Spam = O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.
Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.
T
Template = É o modelo de layout dos blogs. Refere-se a toda estrutura visual e fixa do site que inclui o tipo de fonte, tamanho da área de texto e barras laterais, títulos e outras funções já pré-definidas. então, é o corpo do Blog ou site. Para o Blogger, plataforma de blogs da Google, é um arquivo do tipo XML.
Tag = Uma tag é uma palavra-chave (relevante) ou termo associado com uma informação (ex: uma imagem, um artigo, um vídeo) que o descreve e permite uma classificação da informação baseada em palavras-chave.
Tags são, usualmente, escolhidas informalmente e como escolha pessoal do autor ou criador do item de conteúdo – isto é, não é parte de um esquema formal de classificação. É um recurso encontrado em muitos sites de conteúdo colaborativo recentes e por essa razão, “tagging” associa-se com a onda Web 2.0.
Normalmente, um item tem uma ou mais tags associadas a ele.
U
URL = Um URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso
O protocolo poderá ser HTTP, FTP, entre outros. O campo máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.
No exemplo: http://www.w3.org/Addressing/URL/uri-spec.html, o protocolo é o HTTP, o servidor é designada por www.w3.org e o recurso — neste caso o arquivo uri-spec.html — encontra-se em Addressing/URL/
Upload = É a transferência de dados de um computador local para um servidor. Caso ambos estejam em rede, pode-se usar um servidor de FTP, HTTP ou qualquer outro protocolo que permita a transferência.
W
Widget = São pequenas “ferramentas” e funcionalidades do seu site ou blog que prestam algum tipo de informação ou serviço ao usuário. É a parte interativa do seu blog e que o torna navegável. Podem ser inseridos vários tipos, conforme a necessidade.
White Hat SEO: (Chapéus Branco) são as técnicas de Search Engine Optimization aprovadas pelos motores de busca.
www = A World Wide Web (que em português significa, “Rede de alcance mundial”; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.
Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas “documentos” ou “páginas“) de servidores web (ou “sítios”) e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de “navegar” ou “surfar” na Web.
WordPress = É um sistema de gerenciamento de conteúdos na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, especialmente para a criação de blogs. WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de Weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito.
K
Keywords = Palavra-chave – são as palavras ou expressões buscadas nos search engines e, por isso, devem ser usadas em sua página para informar ao boot de que se trata o conteúdo da página.
Keyword density: densidade da palavra-chave – é o número de vezes que uma determinada keyword aparece na página medido em porcentagem. Se essa porcentagem for muito alta, o site pode ser penalizado. Aconselha-se a usar uma densidade de 2% a 8%.
Keyword stuffing: ou spamming – é o uso excessivo de keywords numa determinada página.
X
XML = (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
raphaelvao@hotmail.com