Dizem que o grande pensador é um homem que vive a frente do seu tempo. Sendo assim, os grande pensadores do passado já visualizavam o século XXI e deixaram algumas dicas para aqueles que um dia seriam responsáveis pelo desenvolvimento de algo que se chamaria web..."É lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo." Séneca.
Grande, Sêneca! Pode ser um contra senso dizer isso, mas quem me garante que o Lucius Annaeus Seneca não foi um grande web designer da antiga Roma?
Teorizar sobre design é importante, mas não é isso que vai lhe trazer a sensibilidade necessária para o ofício, algo muito mais difícil e bem mais valorizado pelo mercado do que simplesmente você saber de cor o que pode e o que não pode ser feito (isso é básico).
Assim como um músico não vai conseguir um “ouvido apurado” só estudando teoria musical, o designer não vai ter “olho clínico” para fazer layout se ele não começar a observar... E observar muito! Os bons exemplos, como aqueles existentes nas grandes galerias de sites em CSS existentes na web, são um dos melhores professores para o web designer. E a grande vantagem desses mestres é que eles utilizam uma linguagem universal e uma doutrina globalizada. E o melhor: É de graça.
"O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira." Mark Twain.
Falou e disse Samuel Langhorne Clemens, vulgo Mark Twain! É besteira dizer que ele era o líder de uma renomada equipe de desenvolvimento web no século 19 ? Será?
Um erro comum naqueles que estão começando é a vontade retrógrada de serem tudo ao mesmo tempo. Retrógrada porque no início da internet era muito comum a definição “web developer” (lembram?), ou seja, aquele que fazia tudo de trás pra frente e de frente pra trás. Na web moderna, se você quiser ser tudo ao mesmo tempo, você estará abrindo caminho numa mata fechada que te levará ao nada. Pra não dizer nada, pode ser que você se transforme num “sobrinho”.
Com a evolução da internet, o trabalho de desenvolvimento de uma aplicação web de grande porte é composto de vários profissionais que vão desde designers, passando por programadores até profissionais da área de jornalismo e tecnologia da informação. Se você quer ser um desenvolvedor versátil (o que é válido), você primeiro tem que começar por aquilo que é o seu forte e se tornar o diferencial nesse quesito. Lembre-se: mesmo que você tenha muitas qualidades, em uma delas você terá que ser o melhor. Se for melhor em dois ou três quesitos, ótimo. Só não pode ser um mais ou menos em todos.
"Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a toda a gente." Bill Cosby.
Esse tal de Bill Cosby com certeza fez muitos sites. Em usabilidade e acessibilidade, agradar a toda a gente é fundamental. Em design, não, e ele sabia disso.
Quantas vezes você já mostrou um layout lindo para o cliente e ele disse: Eu gostei, mas minha mulher não gostou. Aí você muda para agradar a mulher dele, mas o gerente da empresa achou estranho. Aí você muda para agradar os dois e agora é o dono da empresa que antes gostava, achou esquisito. No final, você vai continuar mudando para agradar a todos, mas ninguém vai ficar satisfeito, e acaba indo “pro ar” um grande fisco que tem no rodapé o seu nome ou o nome da sua empresa.
Busque experiência e seja bem informado naquilo que faz. Tenha bons argumentos. Isso vai ajudá-lo a vender seu peixe com ou sem escama.
"Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes." Autor desconhecido.
Que frase, hein? Não interessa se o teu site está saindo melhor que o da empresa adversária, o que interessa é se ele está melhor que o último que você fez. Ayrton Senna dizia que seu maior desafio não era ser bater o tempo dos seus algozes, e sim bater seu próprio tempo. Esse deve ser o pensamento de todo bom profissional. Superar a si mesmo, sempre.
"É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe." Epíteto.
Epípeto com certeza tinha em sua equipe de desenvolvimento um cara metido a saber tudo (Vulgo “prego”). Ele, sábio, homem de visão, chamou o sujeito na sala de reunião falou essa frase e já liberou o cara. Enfú!!
Mesmo que você tenha feitos ótimos trabalhos, nunca se dê por satisfeito. Achar que já sabe tudo de alguma coisa é um erro, pois o conhecimento desconhece limites. Não ache que é porque seu site saiu na “Galeria X” e tem 1 milhão de visitantes únicos/mês que você é o mestre e todos devem te venerar. Quando você cai nesta armadilha, quando pisa neste vesgo, o seu conhecimento tende a estacionar, e tudo que está parado definha e tende a morrer.
"A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do génio." G. Sand.
Bravo! Todos sabem que na web, a maturidade do designer tende a simplificar o seu processo de criação. Excesso de cores, efeitos, texturas, movimentos... Enfim, ostentação técnica acima do bom senso é coisa de amadores pois é fácil de ser feito, basta fazer cursinho de Flash/PhotoShop. Agora fazer aquele layout clean, convidativo, com uso harmônico das cores e navegação intuitiva... Ah, caros, isso é resultado da experiência, “a derradeira força do gênio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
raphaelvao@hotmail.com