
Adobe® Flash® CS4 Professional oferece diversas maneiras de usar o som. Faça sons que sejam reproduzidos continuamente, independente da linha do tempo, ou use a linha do tempo para sincronizar a animação com uma trilha sonora. Adicione sons a botões para torná-los mais interativos, e faça com que sons apareçam e desapareçam gradualmente, para obter uma trilha sonora mais refinada.
Há dois tipos de sons no Flash: sons de evento e de fluxo. O download do som de evento deve ter sido concluído para que a reprodução tenha início e ele continue a reprodução até ser explicitamente interrompido. Os sons de fluxo começam a reprodução assim que forem baixados dados suficientes para os primeiros quadros; sons de fluxo são sincronizados na linha do tempo para reprodução em um site.
Se você estiver criando conteúdo Flash para dispositivos móveis, Flashtambém será possível incluir sons de dispositivo no arquivo SWF publicado. Os sons de dispositivo são codificados no formato de áudio nativo suportado do dispositivo, como MIDI, MFi ou SMAF.
Você pode usar bibliotecas compartilhadas para vincular um som a vários documentos. Você também pode usar o evento onSoundComplete do ActionScript® 2.0 ou do ActionScript® 3.0. soundComplete evento para acionar um evento com base na conclusão de um som.
Você pode carregar sons e controlar a reprodução usando comportamentos pré-gravados ou componentes de mídia; estes últimos oferecem também um controlador para interromper, pausar, retroceder e assim por diante. Você também pode usar o ActionScript 2.0 ou 3.0 para carregar sons dinamicamente.
Para obter mais informações, consulte attachSound (método Sound.attachSound) e loadSound (método Sound.loadSound)em Referência de linguagem do ActionScript 2.0 ou Classe de som em Referência de componentes e linguagem do ActionScript 3.0.
Importar sons
Insira arquivos de som no Flash importando-os para a biblioteca do documento atual.
- Selecione Arquivo > Importar > Importar para biblioteca.
- Na caixa de diálogo Importar, localize e abra o arquivo de som desejado.
O Flash armazena sons na biblioteca juntamente com bitmaps e símbolos. Você precisa de apenas uma cópia do arquivo de som para usá-lo de várias maneiras no documento.
Se desejar compartilhar sons entre os documentos Flash, você poderá incluí-los em bibliotecas compartilhadas.
O Flash inclui uma Biblioteca de som contendo vários sons úteis que podem ser usados em efeitos. Para abrir a Biblioteca de sons, selecione Janela > Bibliotecas comuns > Sons. Para importar um som da Biblioteca de sons para o arquivo FLA, arraste o som da Biblioteca de sons para o painel Biblioteca do arquivo FLA. Você também pode arrastar sons da Biblioteca de sons para outras Bibliotecas compartilhadas.
Os sons podem usar grandes quantidades de espaço livre em disco, além de RAM. No entanto, dados de som mp3 são compactados e menores do que dados de som WAV ou AIFF. Normalmente, ao usar arquivos WAV ou AIFF, é melhor usar sons mono 16-22 kHz (o estéreo usa duas vezes mais dados do que o mono), mas o Flash pode importar sons de 8 ou 16 bits com taxas de amostragem de 11, 22 ou 44 kHz. Sons gravados em formatos que não sejam múltiplos de 11 kHz (como 8, 32 ou 96 kHz) são redefinidos quando importados no Flash. O Flash pode converter sons em taxas menores na exportação.
Se você deseja adicionar efeitos a sons no Flash, é melhor importar sons de 16 bits. Se você tiver uma RAM limitada, mantenha curtos os clipes de som ou trabalhe com sons de 8 bits em vez de 16 bits.
Formatos de arquivo de som suportados
Você pode importar os seguintes formatos de arquivo de som no Flash:
ASND (Windows ou Macintosh) Este é o formato de som nativo do Adobe® Soundbooth™.
WAV (somente Windows)
AIFF (somente Macintosh)
mp3 (Windows ou Macintosh)
Se você tiver o QuickTime ® 4 ou superior instalado no sistema, poderá importar estes formatos adicionais de arquivo de som:
AIFF (Windows ou Macintosh)
Sound Designer® II (somente Macintosh)
Sound Only QuickTime Movies (Windows ou Macintosh)
Sun AU (Windows ou Macintosh)
Sons do System 7 (somente Macintosh)
WAV (Windows ou Macintosh)
Adicionar um som à linha do tempo
Você pode adicionar um som a um documento usando a biblioteca, ou carregar um som em um arquivo SWF durante o tempo de execução usando o método loadSound do objeto de som. Para obter mais informações, consulte loadSound (método Sound.loadSound) em Referência de linguagem do ActionScript 2.0 ou Classe de som em Referência de componentes e linguagem do ActionScript 3.0 .
Adicionar som a um botão
Você pode associar sons aos diversos estados de um símbolo de botão. Como os sons são armazenados junto com o símbolo, eles funcionam em todas as ocorrências do símbolo.
Sincronizar som com animação
Para sincronizar um som com animação, inicie e interrompa o som nos quadros principais.
Editar um som no Flash
No Flash, você pode definir o ponto inicial de um som ou controlar o respectivo volume conforme ele for reproduzido. Você também pode alterar o ponto em que o som começa e pára a reprodução. Essa ação é útil para tornar arquivos de som menores, removendo seções não usadas.
- Adicione o som a um quadro ou selecione um quadro que já contenha um som.
- Selecione Janela > Propriedades.
- Clique no botão Editar, do lado direito do Inspetor de propriedades.
- Siga um destes procedimentos:
Para alterar os pontos inicial e final de um som, arraste os controles Time in e Time out em Editar envelope.
Para alterar a envoltória de som, arraste as alças da envoltória para alterar níveis em diferentes pontos do som. As linhas de envoltória mostram o volume do som conforme ele é reproduzido. Para criar alças adicionais de envoltória (até oito no total), clique nas linhas de envoltória. Para remover uma alça de envoltória, arraste-a para fora da janela.
Para exibir mais ou menos som na janela, clique nos botões de Mais zoom ou Menos zoom.
Para alternar as unidades de tempo entre segundos e quadros, clique nos botões Segundos e Quadros.
- Para ouvir o som editado, clique no botão Reproduzir.
Editar som no Soundbooth
Se você tem o Adobe Soundbooth instalado, poderá usar o Soundbooth para editar sons que foram importados para seu arquivo FLA. Após fazer as alterações no Soundbooth, quando salvar o arquivo e sobregravar o original, as alterações serão automaticamente refletidas no arquivo FLA.
Se você alterar o formato ou nome do arquivo do som após editá-lo, será necessário importá-lo novamente para o Flash.
Para assistir a um tutorial de vídeo sobre como utilizar o Flash juntamente com o Soundbooth, consulte Trabalho com o Soundbooth e o Flash em www.adobe.com/go/lrvid4100_xp_br.
Para editar um som importado no Soundbooth:
Uso de sons no Flash Lite
O Adobe® Flash® Lite oferece suporte a dois tipos de som: sons Flash padrão do Flash, como os usados em Flashaplicativos de desktop do Flash, e sons de dispositivo. O Flash Lite 1.0 só oferece suporte a sons de dispositivo, o Flash Lite 1.1 e 2.x oferecem suporte a sons padrão e de dispositivo.
Sons de dispositivo são armazenados no arquivo SWF publicado no formato de áudio nativo (como MIDI ou MFi); durante a reprodução, o Flash Lite passa os dados de som para o dispositivo, que codifica e reproduz o som. Como não é possível importar a maioria dos formatos de áudio de dispositivo no Flash, em vez disso importe um som de proxy em um formato suportado (como mp3 ou AIFF), substituído por um som de dispositivo externo que você especificar.
É possível usar sons de dispositivo apenas como sons de evento. Você não pode sincronizar sons de dispositivo com a Linha do tempo como faz com sons padrão.
O Flash Lite 1.0 e o Flash Lite 1.1 não oferecem suporte aos seguintes recursos disponíveis na versão desktop do Flash ® Player:
O objeto de som ActionScript
Carregamento de arquivos mp3 externos
A opção de compactação de áudio de fala
Para obter mais informações, consulte “Trabalho com som, vídeo e imagens” em Desenvolvimento de Aplicativos Flash Lite 2.x ou “Trabalho com som” em Desenvolvimento de aplicativos Flash Lite 1.x.
Cara, como é fácil colocar som em flash. Vlw o post.
ResponderExcluirFlw.