Sobre os sons e o Flash


Adobe® Flash® CS4 Professional oferece diversas maneiras de usar o som. Faça sons que sejam reproduzidos continuamente, independente da linha do tempo, ou use a linha do tempo para sincronizar a animação com uma trilha sonora. Adicione sons a botões para torná-los mais interativos, e faça com que sons apareçam e desapareçam gradualmente, para obter uma trilha sonora mais refinada.

Há dois tipos de sons no Flash: sons de evento e de fluxo. O download do som de evento deve ter sido concluído para que a reprodução tenha início e ele continue a reprodução até ser explicitamente interrompido. Os sons de fluxo começam a reprodução assim que forem baixados dados suficientes para os primeiros quadros; sons de fluxo são sincronizados na linha do tempo para reprodução em um site.

Se você estiver criando conteúdo Flash para dispositivos móveis, Flashtambém será possível incluir sons de dispositivo no arquivo SWF publicado. Os sons de dispositivo são codificados no formato de áudio nativo suportado do dispositivo, como MIDI, MFi ou SMAF.

Você pode usar bibliotecas compartilhadas para vincular um som a vários documentos. Você também pode usar o evento onSoundComplete do ActionScript® 2.0 ou do ActionScript® 3.0. soundComplete evento para acionar um evento com base na conclusão de um som.

Você pode carregar sons e controlar a reprodução usando comportamentos pré-gravados ou componentes de mídia; estes últimos oferecem também um controlador para interromper, pausar, retroceder e assim por diante. Você também pode usar o ActionScript 2.0 ou 3.0 para carregar sons dinamicamente.

Para obter mais informações, consulte attachSound (método Sound.attachSound) e loadSound (método Sound.loadSound)em Referência de linguagem do ActionScript 2.0 ou Classe de som em Referência de componentes e linguagem do ActionScript 3.0.

Importar sons

Insira arquivos de som no Flash importando-os para a biblioteca do documento atual.

  1. Selecione Arquivo > Importar > Importar para biblioteca.
  2. Na caixa de diálogo Importar, localize e abra o arquivo de som desejado.
Nota: Você também pode arrastar um som de uma biblioteca comum para dentro da biblioteca do documento atual.

O Flash armazena sons na biblioteca juntamente com bitmaps e símbolos. Você precisa de apenas uma cópia do arquivo de som para usá-lo de várias maneiras no documento.

Se desejar compartilhar sons entre os documentos Flash, você poderá incluí-los em bibliotecas compartilhadas.

O Flash inclui uma Biblioteca de som contendo vários sons úteis que podem ser usados em efeitos. Para abrir a Biblioteca de sons, selecione Janela > Bibliotecas comuns > Sons. Para importar um som da Biblioteca de sons para o arquivo FLA, arraste o som da Biblioteca de sons para o painel Biblioteca do arquivo FLA. Você também pode arrastar sons da Biblioteca de sons para outras Bibliotecas compartilhadas.

Os sons podem usar grandes quantidades de espaço livre em disco, além de RAM. No entanto, dados de som mp3 são compactados e menores do que dados de som WAV ou AIFF. Normalmente, ao usar arquivos WAV ou AIFF, é melhor usar sons mono 16-22 kHz (o estéreo usa duas vezes mais dados do que o mono), mas o Flash pode importar sons de 8 ou 16 bits com taxas de amostragem de 11, 22 ou 44 kHz. Sons gravados em formatos que não sejam múltiplos de 11 kHz (como 8, 32 ou 96 kHz) são redefinidos quando importados no Flash. O Flash pode converter sons em taxas menores na exportação.

Se você deseja adicionar efeitos a sons no Flash, é melhor importar sons de 16 bits. Se você tiver uma RAM limitada, mantenha curtos os clipes de som ou trabalhe com sons de 8 bits em vez de 16 bits.

Formatos de arquivo de som suportados

Você pode importar os seguintes formatos de arquivo de som no Flash:

  • ASND (Windows ou Macintosh) Este é o formato de som nativo do Adobe® Soundbooth™.

  • WAV (somente Windows)

  • AIFF (somente Macintosh)

  • mp3 (Windows ou Macintosh)

    Se você tiver o QuickTime ® 4 ou superior instalado no sistema, poderá importar estes formatos adicionais de arquivo de som:

  • AIFF (Windows ou Macintosh)

  • Sound Designer® II (somente Macintosh)

  • Sound Only QuickTime Movies (Windows ou Macintosh)

  • Sun AU (Windows ou Macintosh)

  • Sons do System 7 (somente Macintosh)

  • WAV (Windows ou Macintosh)

Nota: O formato ASND é um formato de arquivo de áudio não-destrutivo, nativo do Adobe Soundbooth. Os arquivos ASND podem conter dados de áudio com efeitos que podem ser modificados posteriormente, sessões com várias faixas Soundbooth e instantâneos que permitem reverter para o estado anterior do arquivo ASND.

Adicionar um som à linha do tempo

Você pode adicionar um som a um documento usando a biblioteca, ou carregar um som em um arquivo SWF durante o tempo de execução usando o método loadSound do objeto de som. Para obter mais informações, consulte loadSound (método Sound.loadSound) em Referência de linguagem do ActionScript 2.0 ou Classe de som em Referência de componentes e linguagem do ActionScript 3.0 .

  1. Importe o som para a biblioteca, caso ele ainda não tenha sido importado.
  2. Selecione Inserir > Linha do tempo > Camada.
  3. Com a nova camada de som selecionada, arraste o som do painel Biblioteca para o palco. O som é adicionado à camada atual.

    Você pode colocar vários sons em uma camada ou em camadas contendo outros objetos. No entanto, é recomendável que cada som seja colocado em uma camada separada. Cada camada age como um canal de som separado. Os sons de todas as camadas são combinados quando você executa o arquivo SWF.

  4. Na linha do tempo, selecione o primeiro quadro que contém o arquivo de som.
  5. Selecione Janela > Propriedades e clique na seta no canto inferior direito para expandir o Inspetor de propriedades.
  6. No Inspetor de propriedades, selecione o arquivo de som no menu pop-up Som.
  7. Selecione uma opção de efeito no menu pop-up Efeitos:
    Nada
    Não aplica nenhum efeito ao arquivo de som. Selecione essa opção para remover efeitos aplicados anteriormente.
    Canal esquerdo/Canal direito
    Reproduz som somente no canal direito ou esquerdo.
    Aparecimento da Esquerda para a Direita/Aparecimento da Direita para a Esquerda
    Desloca o som de um canal para o outro.
    Aparecimento gradual
    Aumenta gradualmente o volume de um som, enquanto ele durar.
    Desaparecimento gradual
    Diminui gradualmente o volume de um som, enquanto ele durar.
    Personalizada
    Permite criar pontos de som personalizados internos e externos usando Editar envelope.
  8. Selecione uma opção de sincronização no menu pop-up Sincronizar:
    Nota: Se você estiver colocando o som em um quadro diferente do quadro 1 da Linha do tempo, selecione a opção Parar.
    Evento
    Sincroniza o som com a ocorrência do evento. Um som de evento, como o que é reproduzido quando o usuário clica em um botão, é reproduzido no momento em que o quadro-chave inicial é exibido pela primeira vez e é reproduzido na totalidade, independentemente da linha do tempo, mesmo que o arquivo SWF pare de ser executado. Os sons de evento são combinados quando você executa o arquivo SWF publicado. Se um som de evento estiver sendo reproduzido e o som for instanciado novamente (por exemplo, pelo usuário, clicando novamente no botão), a reprodução da primeira ocorrência do som continuará e outra ocorrência começará a ser reproduzida simultaneamente.
    Iniciar
    A mesma de Evento, exceto que se o som já estiver em reprodução, nenhuma ocorrência nova do som será reproduzida.
    Parar
    Silencia o som especificado.
    Fluxo
    Sincroniza o som para reprodução em um site. FlashO força a animação a acompanhar os sons de fluxo. Se o Flash não consegue desenhar quadros de animação rápido o suficiente, ele ignora os quadros. Diferentemente de sons de evento, sons de fluxo param se o arquivo SWF parar a reprodução. Além disso, um som de fluxo nunca pode ser reproduzido além da duração dos quadros que ocupa. Os sons de fluxo são combinados quando você publica o arquivo SWF.

    Um exemplo de som de fluxo é a voz do personagem em uma animação executada em vários quadros.

    Nota: Se você usar um som mp3 como som de fluxo, será preciso compactá-lo novamente para exportá-lo. Você pode exportar o som como um arquivo mp3, com as mesmas configurações de compactação que ele tinha na importação.
  9. Digite um valor de repetição para especificar o número de vezes que o som deverá ser executado repetidamente ou selecione Repetição para repetir o som continuamente.

    Para reprodução contínua, insira um número grande o suficiente para reproduzir o som com duração prolongada. Por exemplo, para executar repetição de um som de 15 segundos por 15 minutos, digite 60. Não é recomendável executar repetição de sons de fluxo. Se um som de fluxo for definido para executar loop, serão adicionados quadros ao arquivo e o tamanho do arquivo será aumentado pelo número de vezes de repetição do som.

  10. Para testar o som, arraste o indicador de reprodução pelos quadros que contêm o som ou use os comandos do Controlador ou o menu Controle.

Adicionar som a um botão

Você pode associar sons aos diversos estados de um símbolo de botão. Como os sons são armazenados junto com o símbolo, eles funcionam em todas as ocorrências do símbolo.

  1. Selecione o botão no painel Biblioteca.
  2. No menu Painel, selecione Editar, no canto superior direito do painel.
  3. Na linha do tempo do botão, adicione uma camada de som (Inserir > Linha do tempo > Camada).
  4. Na camada de som, crie um quadro-chave regular ou em branco que corresponda ao estado do botão ao qual você deseja adicionar o som (Inserir > Linha do tempo > Quadro-chave ou Inserir > Linha do tempo > Quadro-chave em branco).

    Por exemplo, para adicionar um som que seja reproduzido quando você clica no botão, crie um quadro -chave no quadro rotulado Abaixo.

  5. Clique no quadro-chave que você criou.
  6. Selecione Janela > Propriedades.
  7. No Inspetor de propriedades, selecione um arquivo de som no menu pop-up Som.
  8. No menu pop-up Sincronizar, selecione Evento.

    Para associar um som diferente a cada um dos quadros principais do botão, crie um quadro-chave em branco e adicione outro arquivo de som a cada quadro-chave. Você também pode usar o mesmo arquivo de som e aplicar um efeito de som diferente a cada quadro-chave do botão.

Sincronizar som com animação

Para sincronizar um som com animação, inicie e interrompa o som nos quadros principais.

  1. Adicionar som a um documento.
  2. Para sincronizar esse som com um evento na cena, selecione o quadro-chave inicial que corresponda ao quadro-chave do evento na cena. Você pode selecionar qualquer uma das opções de sincronização:
  3. Crie um quadro-chave na linha do tempo da camada de som, no quadro em que você deseja que o som termine. Uma representação do arquivo de som é exibida na linha do tempo.
  4. Selecione Janela > Propriedades e clique na seta no canto inferior direito para expandir o Inspetor de propriedades.
  5. No Inspetor de propriedades, selecione o mesmo som no menu pop-up Som.
  6. Selecione Parar no menu pop-up Sincronizar.

    Quando você executa o arquivo SWF, a reprodução do som pára no momento em que alcança o quadro-chave final.

  7. Para reproduzir o som, basta mover o indicador de reprodução.

Editar um som no Flash

No Flash, você pode definir o ponto inicial de um som ou controlar o respectivo volume conforme ele for reproduzido. Você também pode alterar o ponto em que o som começa e pára a reprodução. Essa ação é útil para tornar arquivos de som menores, removendo seções não usadas.

  1. Adicione o som a um quadro ou selecione um quadro que já contenha um som.
  2. Selecione Janela > Propriedades.
  3. Clique no botão Editar, do lado direito do Inspetor de propriedades.
  4. Siga um destes procedimentos:
    • Para alterar os pontos inicial e final de um som, arraste os controles Time in e Time out em Editar envelope.

    • Para alterar a envoltória de som, arraste as alças da envoltória para alterar níveis em diferentes pontos do som. As linhas de envoltória mostram o volume do som conforme ele é reproduzido. Para criar alças adicionais de envoltória (até oito no total), clique nas linhas de envoltória. Para remover uma alça de envoltória, arraste-a para fora da janela.

    • Para exibir mais ou menos som na janela, clique nos botões de Mais zoom ou Menos zoom.

    • Para alternar as unidades de tempo entre segundos e quadros, clique nos botões Segundos e Quadros.

  5. Para ouvir o som editado, clique no botão Reproduzir.

Editar som no Soundbooth

Se você tem o Adobe Soundbooth instalado, poderá usar o Soundbooth para editar sons que foram importados para seu arquivo FLA. Após fazer as alterações no Soundbooth, quando salvar o arquivo e sobregravar o original, as alterações serão automaticamente refletidas no arquivo FLA.

Se você alterar o formato ou nome do arquivo do som após editá-lo, será necessário importá-lo novamente para o Flash.

Para assistir a um tutorial de vídeo sobre como utilizar o Flash juntamente com o Soundbooth, consulte Trabalho com o Soundbooth e o Flash em www.adobe.com/go/lrvid4100_xp_br.

Nota: O Soundbooth está disponível somente em computadores Windows e Macintosh baseados em Intel®.

Para editar um som importado no Soundbooth:

  1. Clique com o botão direito do mouse (Windows) ou com a tecla Control pressionada (Macintosh) no som do painel Biblioteca .
  2. Selecione Editar no Soundbooth, no menu de contexto. O arquivo é aberto no Soundbooth.
  3. Edite o arquivo no Soundbooth.
  4. Quando terminar, salve o arquivo. Para salvar as alterações em um formato não destrutivo, selecione o formato ASND.

    Se você salvar o arquivo em um formato diferente do original, será necessário importar novamente o arquivo de som para o Flash.

  5. Retorne ao Flash para visualizar a versão editada do arquivo de som no painel Biblioteca.
Nota: Não é possível editar sons na biblioteca de sons (Janela > Bibliotecas comuns > Sons) com o comando Editar no Soundbooth. Para editar esses sons no Soundbooth, abra o Soundbooth e selecione o som no painel da central de recursos. Edite o som e importe-o para o Flash.

Uso de sons no Flash Lite

O Adobe® Flash‏® Lite oferece suporte a dois tipos de som: sons Flash padrão do Flash, como os usados em Flashaplicativos de desktop do Flash, e sons de dispositivo. O Flash Lite 1.0 só oferece suporte a sons de dispositivo, o Flash Lite 1.1 e 2.x oferecem suporte a sons padrão e de dispositivo.

Sons de dispositivo são armazenados no arquivo SWF publicado no formato de áudio nativo (como MIDI ou MFi); durante a reprodução, o Flash Lite passa os dados de som para o dispositivo, que codifica e reproduz o som. Como não é possível importar a maioria dos formatos de áudio de dispositivo no Flash, em vez disso importe um som de proxy em um formato suportado (como mp3 ou AIFF), substituído por um som de dispositivo externo que você especificar.

É possível usar sons de dispositivo apenas como sons de evento. Você não pode sincronizar sons de dispositivo com a Linha do tempo como faz com sons padrão.

O Flash Lite 1.0 e o Flash Lite 1.1 não oferecem suporte aos seguintes recursos disponíveis na versão desktop do Flash ‏® Player:

  • O objeto de som ActionScript

  • Carregamento de arquivos mp3 externos

  • A opção de compactação de áudio de fala

Para obter mais informações, consulte “Trabalho com som, vídeo e imagens” em Desenvolvimento de Aplicativos Flash Lite 2.x ou “Trabalho com som” em Desenvolvimento de aplicativos Flash Lite 1.x.


FONTE: http://help.adobe.com/pt_BR/Flash/10.0_UsingFlash/WSd60f23110762d6b883b18f10cb1fe1af6-7ce8a.html

Um comentário:

  1. Cara, como é fácil colocar som em flash. Vlw o post.

    Flw.

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raphaelvao@hotmail.com